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Como evitar a procrastinação no trabalho

Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que o medo do fracasso, perfeccionismo e falta de organização são as principais causas da procrastinação.

Procrastinação é um termo derivado do latim “procrastinatus” ou “procrastinare”, que significa deixar para amanhã. Ou seja, procrastinar é adiar ou atrasar algo, como uma tarefa, compromisso ou atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas – muitas vezes, de menor importância e mais prazerosa.

Pesquisas da Tower Watson Consultoria revelaram que 57% dos funcionários relata sentir-se menos produtivo e desengajado em decorrência de altos níveis de estresse no ambiente de trabalho.

Além disso, a crescente dependência de dispositivos digitais também é um fator crucial que pode levar à procrastinação.

Quais as consequências de procrastinar?

A procrastinação pode ter diversas consequências negativas, como:

  • Estresse: Pode aumentar o estresse e a ansiedade.
  • Diminuição da produtividade: Esse fator leva ao não cumprimento de prazos.
  • Problemas de relacionamento: Pode causar problemas de relacionamento com colegas de trabalho e superiores.
  • Prejuízo à carreira: Pode te levar à perda de oportunidades e, até mesmo, a demissão, quando prazos não são cumpridos trazendo prejuízos à empresa.

Como evitar a procrastinação?

Se você procrastina com frequência, é importante identificar as causas do problema e tomar medidas para combatê-lo. Algumas estratégias que podem ajudar a evitar a procrastinação incluem:

  • Definir metas realistas: Trabalhe com metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Caso contrário, voc;ê pode evitar as atividades necessárias por medo do fracasso.
  • Divida as tarefas em etapas menores: Divida as tarefas em etapas menores e mais fáceis de serem gerenciadas.
  • Crie um cronograma: Crie um cronograma para as suas tarefas e defina prazos para cada entrega.
  • Elimine as distrações: Elimine as distrações do seu ambiente de trabalho como redes sociais, jogos e outros elementos que tiram o seu foco.
  • Faça pausas regulares: Quando fizemos pequenas pausas para descansar e evitar a fadiga, ficamos mais produtivos e esse fator pode ajudar a evitar a procrastinação.
  • Recompense-se: Recompense-se por completar as tarefas.
  • Peça ajuda: Se você estiver com dificuldade para completar uma tarefa, peça ajuda a um colega de trabalho ou superior.

A procrastinação é um problema que pode ser combatido com esforço e disciplina. Ao identificar as causas do problema e tomar medidas para combatê-lo, você pode aumentar a sua produtividade e melhorar o seu desempenho no trabalho.

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