Pular para o conteúdo
Início » Blog » Como se comportar na entrevista de emprego?

Como se comportar na entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é o momento crucial para demonstrar suas habilidades, experiências e, principalmente, seu potencial para a vaga. Muitos candidatos conseguem chegar até essa fase, driblando inclusive os famosos robôs dos sistemas de candidaturas, mas acabam reprovando.

Eu atuei com Recrutamento e Seleção por 14 anos, e entrevistei milhares de candidatos, para diferentes cargos, desde aprendiz até diretores, da área Industrial até a Financeira. E para te ajudar a causar uma excelente primeira impressão e aumentar suas chances de sucesso, preparei este guia sobre como se comportar em uma entrevista. Mas para você mandar bem na entrevista, uma coisa é fundamental, preparação.

O que fazer antes da entrevista?

  • Pesquise sobre a empresa: Conheça a história, os valores, os produtos ou serviços, os desafios e as conquistas da empresa nos últimos anos. Tudo isso facilita na hora de você responder sobre seus objetivos profissionais, o porque de você querer trabalhar na empresa, os valores que você se conecta e porque, entre outras perguntas relacionadas a sua expectativa de carreira versus a oportunidade em questão.
  • Pesquise sobre os concorrentes: Isso mesmo, você precisa saber o que está acontecendo com a concorrência, o que ela está fazendo de diferente e o que seria os diferencias dela. Uma pergunta, por exemplo, recente que uma cliente precisou responder no Itaú foi sobre a o Nubank, logo que saiu a notícia sobre o registou de um lucro líquido de 487,3 milhões de dólares no segundo trimestre de 2024.
  • Entenda a vaga: Releia a descrição da vaga e destaque as habilidades e experiências que você possui e que mais se encaixam no perfil desejado. Um erro comum aqui é na hora de se apresentar e falar mais sobre você (pergunta típica da entrevista), é falar sobre toda a sua trajetória profissional. O esperado aqui é que você selecione as melhores histórias, experiências e resultados que se relacionam com a oportunidade em questão. Por isso você precisa estudar a vaga para ser mais estratégica e até mesmo desvendar possíveis perguntas que existirão.
  • Prepare suas respostas: A partir desse momento que você consegue se antecipar as perguntas mais comuns na entrevistas, você pode e deve se preparar, e aqui inclui estudar a técnica do CAR para apresentar respostas claras, concisas e com exemplos práticos para ilustrar suas experiências.
  • Escolha um ambiente e um look profissional adequado: Agendar a entrevista em horários que sejam mais confortáveis para você é fundamental, pois estar no trabalho e fazer a entrevista poderá te deixar ansiosa(o), portando procure sempre negociar o horário com a Recrutadora quando possível. Certifique-se de que as ferramentas que serão utilizadas (meeting, zoom, teams), estejam instaladas tanto no seu computador como celular, e que ambos estejam com bateria. Vista-se de acordo com a cultura da empresa, não há necessidade de colocar roupas tão formais para uma vaga de coordenador de produção por exemplo.

O que você deve cuidar durante a entrevista?

Em primeir lugar, seja pontual. Chegar alguns minutos antes demonstra respeito pelo entrevistador e organização.

Ao responder as perguntas existem 2 tipo de pessoas: As que falam demais e as que falam de menos. Procure identificar qual delas você é, para responder as perguntas de forma mais assertiva. As respostas longas muitas vezes trazem informações desnecessárias, causa desinteresse do recrutador e automaticamente faz com que ele fique sem as informações que ele realmente precisava. Ou seja, busque ser mais objetivo(a), faça a técnica do CAR que ela te ajudará a incluir detalhes necessários para uma resposta completa.

Já para as pessoas mais tímidas ou muito práticas, a tendência é que as respostas sejam muito pontuais, deixando as respostas incompletas e sem aprofundamento.Uma forma de identificar se você está sendo muito pontual, é perceber se o recrutador precisa fazer mais perguntas em cima das respostas que você traz.

Lembre-se que o papel de trazer uma resposta completa é sua, pois na falta dela, o recrutador ficará em dúvida se você realmente é o candidato ideal, e na dúvida ele não contrata.

Quais os principais sabotadores presentes na hora da sua entrevista?

Como psicóloga posso te garantir, que antes da preparação, os seus sabotadores são os principais vilões da sua reprovação, ele são:

  1. Sua insegurança e falta de confiança: Faz com que você pareça nervosa, hesitante ou incerta, o que pode passar a impressão de que ela não confia em suas próprias habilidades ou que talvez não tenha a experiência que realmente fala ter.
  2. Excesso de confiança ou arrogância: A arrogância muitas vezes é oriunda de uma insegurança, porém para postura oposta da primeira, aqui você pode querer demonstrar confiança excessiva e isso acaba afastando o entrevistador e passando a impressão de que a pessoa não está aberta a aprender ou colaborar.
  3. Foco negativo: Falar mal de empregadores anteriores, colegas de trabalho ou situações passadas pode sinalizar uma atitude negativa ou falta de profissionalismo. Em situações onde sua saída da empresa tenha sido conturbada, é preciso reelaborar essa história para trazer um outro significado na hora de falar sobre esses temas.
  4. Ansiedade excessiva: A ansiedade pode levar a gagueiras, respostas precipitadas, fazer com que você não escute direito pergunta e responda algo totalmente desconectado do contexto, ou até mesmo acontecer o famoso “branco” na hora de responder comprometendo assim sua performance.

Evitar esses sabotadores através de autoconhecimento e mentorias, aumenta significativamente as chances de uma entrevista bem-sucedida.

A entrevista é uma via de mão dupla. Você está avaliando a empresa tanto quanto ela está te avaliando. Por isso, aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas e verificar se a empresa é um bom lugar para você trabalhar. Ter essa visão da entrevista em mente, ajuda a diminuir a ansiedade, pois você passa a ver que não está somente sendo avaliada mas também está avaliando.

E caso você queira se preparar e aumentar a suas chances de aprovação na hora da entrevista, eu já aprovei centenas de clientes em grandes empresas do mercado, e você pode ser o próximo(a). Me mande um e-mail e vamos conversar kelly.contato@gmail.com

#entrevistadeemprego #carreira #emprego #vagasdeemprego #conquisteasuavaga #processoseletivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *